catarina_2webQuando há mais de 20 anos terminei o meu curso de psicologia Clínica no Instituto de Psicologia Aplicada – ISPA, fui trabalhar com um grupo de médicos e psicólogos que estavam muito interessados em perceber os mecanismos subjacentes às disfunções sexuais masculinas e femininas para melhor as puderem tratar. Desta forma, tive que conviver e acompanhar em consulta muitos e muitos casais que aparentemente apenas apresentavam como queixa o seu problema sexual.

Contudo, rapidamente verifiquei que a questão sexual, ainda que importante por si mesma, não era mais do que uma questão numa dinâmica mais complexa que era toda a vida do casal. Mais tarde, essa mesma equipa da qual fiz parte, então já como responsável pelo departamento da psicologia, dedicou-se á área da infertilidade, e mais uma vez, os casais foram alvo do meu interesse. E, mais uma vez, a dinâmica particular do casal com infertilidade se tornou uma das minhas paixões que veio fortalecer ainda mais a minha convicção de que esta era a minha área de eleição.

Neste percurso tirei a especialização em Terapia Familiar, tornando-me terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, bem como Formadora e Supervisora dessa mesma Sociedade, onde ajudo a formar novos terapeutas todos os anos. Ainda assim, como psicóloga continuava a receber clientes individuais que me desafiavam constantemente com as suas problemáticas depressivas, ansiosas e traumáticas. Assim, decidi investir numa outra área da minha formação e tornei-me Hipnoterapeuta e terapeuta de EMDR (se quiser mesmo saber o que são estas duas técnicas consulte os links laterais), ferramentas valiosas para trabalhar com situações onde a dimensão intrapsíquica está mais presente.